Perfis Steel Frame e perfis Drywall, em uma primeira análise, podem confundir aqueles que optam pela construção a seco, visto que no que se refere ao aspecto visual, eles guardam entre si algumas semelhanças. Apesar de, sob esta ótica, eles provocarem esse tipo de confusão, o conceito de ambos se diferencia.

Atente às diferenças entre perfis de Drywall e Steel Frame

O aço base para a fabricação dos perfis Steel Frame é formado por uma chapa fina galvanizada de aço estrutural, com espessura que pode variar de 0,80mm a 3,0mm e revestida com uma massa mínima de zinco de 180g/m². Unidos, estes componentes fazem o sistema construtivo estrutural, que é resiste a carregamentos.
O Drywall, por sua vez, também faz o uso de aço galvanizado. Sua espessura mínima deve ser de 0,50mm e não possui resistência estrutural. Porém, ele conta com uma resistência mínima capaz de suportar determinadas cargas, como as de objetos fixados nas paredes, por exemplo.

Aplicação própria de cada sistema construtivo

Enquanto os perfis de Drywall devem ser utilizados em paredes divisórias e tetos, o Steel Frame tem uma aplicabilidade mais direcionada á função estrutural, podendo substituir paredes de fachadas, lajes, pilares e vigas, em projetos arquitetônicos e engenharias ainda mais elaborados, o que requer um detalhado manual técnico de montagem, e é capaz de erguer uma construção de até 7 andares.

Em suma, os perfis utilizados nas paredes e tetos de Drywall são específicos para construções internas, como vedações. O Steel Frame, por sua vez, é um sistema estrutural, uma vez que integra o esqueleto que sustenta uma edificação. Vale acrescentar, no entanto, que ambos têm em comum grande resistência e durabilidade. Durante a construção, não acumulam entulho e seus fechamentos e componentes proporcionam excelente conforto térmico e acústico superiores, que a alvenaria nem de longe oferece.

Aplicação própria de cada sistema construtivo

Atenção na hora da escolha

Os cuidados na escolha dizem respeito, basicamente, às diferenças que ambos sistemas guardam entre si e que tratamos no tópico anterior. Sendo assim, antes de dar início à sua construção, lembre-se que, embora o Drywall e o Steel Frame tenham os mesmos princípios e vantagens, suas aplicabilidades são diferentes. O ideal, em caso de uma obra completa, que contemple a estrutura externa e interna, vedações estruturais e não estruturais de uma edificação, é recorrer aos dois sistemas, combinando-os, respeitando o papel de cada um deles na sua construção.

Elementos indispensáveis

Para que construções com Drywall e Steel Frame não tenham os seus desempenhos afetados, dois elementos básicos não podem ser menosprezados: um projeto muito bem elaborado e mão de obra qualificada. Ao contar com isso, sua obra atinge o máximo de excelência de qualidade e custo que você tanto espera. Esteja atento isso, de modo que o seu projeto não tenha falhas e, dessa forma, não tenha comprometida a sua durabilidade, característica que tão bem define essas construções a seco. Esses detalhes construtivos e essas especificações técnicas são indispensáveis para uma construção bem executada. Não abra mão de nada disso.

Queremos apresentar para você mais cuidados indispensáveis em construções a seco, internas e externas. Quer saber quais são eles? Então fale conosco!

Perfis Steel Frame e Drywall - O guia de vendas para lojistas