A corrosão atmosférica dos aços estruturais é um processo eletroquímico, onde o metal reage com o ambiente formando um óxido ou outro composto análogo ao minério com o qual o aço foi produzido.

Desse modo, exige a presença simultânea da água e do oxigênio. Outras substâncias químicas – os poluentes atmosféricos – exercem influência na velocidade de corrosão. Exemplos comuns são os cloretos, existentes na orla marítima, e o dióxido de enxofre, em regiões industrializadas e grandes cidades.

Cidades de praia são mais afetadas

A maresia é uma névoa fina, úmida e salgada que paira sobre as cidades litorâneas e destrói cadeiras de praia, carros e portões de ferro e corresponde ao fenômeno de corrosão acelerado pela presença de sais em micro gotículas (spray) de água do mar. Esse spray é formado por milhares de gotículas de água do mar que contêm, além de água, sais dissolvidos, e sobem ao ar com o movimento das ondas.

Perfis de aço precisam de tratamento anticorrosivo

A necessidade de proteção de uma estrutura deve ser avaliada em função do ambiente que a circunda e de seu uso específico. Mas é preciso tomar cuidado com as generalizações.

Uma edificação exposta a um ambiente não poluído requer um sistema de proteção anticorrosiva mínimo. Outra, situada em um polo industrial poluído e úmido, por exemplo, necessita de um sistema mais robusto.

O tratamento anticorrosivo é um preparo inicial feito nos perfis de aço. É recomendado em todas as aplicações de superfícies metálicas antes do processo de pintura ou revestimento. A pintura industrial é uma das técnicas mais utilizadas e aceitas no mercado quando se trata de proteção de instalações e equipamentos metálicos. 

Perfis de aço da GypSteel

Os perfis da GypSteel são fabricados com aço galvanizado, o que evita que eles oxidem ou enferrujem. Existem estudos que comprovam que o aço galvanizado pode durar até 300 anos exposto, e enclausurado, que é o caso em estruturas de Light Steel Frame, mais de 1.000 anos!

Além disso, os perfis são produzidos em total conformidade com as normas brasileiras, o que traz mais segurança para a sua obra.

Eles são fabricados industrialmente mediante um processo de conformação contínua a frio, por sequência de rolos a partir de chapas de aço revestida com zinco pelo processo de zincagem. Para estruturação e montagem de paredes, forros, revestimentos e mobiliários integrados oferecendo um isolamento térmico e acústico em relação a outros materiais.

Clique e conheça os nossos perfis para a sua obra

 

Outros artigos que você vai gostar de ler:

Perfis Steel Frame e Drywall - O guia de vendas para lojistas