Os Perfis Drywall são fabricados industrialmente mediante o processo de conformação continua a frio, a partir de bobinas de aço galvanizados formadas pelo processo de imersão a quente.Usados para estruturação e montagem de paredes, forros e mobiliários integrados, proporcionam rapidez, rigidez e acabamento sofisticado para os ambientes em que são instalados. Os perfis para sistema Drywall precisam ser certificados.

Principais elementos estruturais para o Drywall

  1. Montante (peças utilizadas na verticalpara a formação de estruturas das paredes forros e revestimentos)
  2. Guia (assegura a união com os montantes e o a base onde estão fixados, seja laje de piso, seja laje de teto)
  3. Tabica (possui o formato de um “Z”, utilizado no perímetro do forro como uma junta de dilatação entre as parede e o teto, evita o surgimento de trincas e patologias no encontro da parede com teto)
  4. Canaleta ou Perfil F530 (peças principais para estruturação de forros e revestimentos)
  5. Cantoneira de forro lisa (peça auxiliar para estruturação de forros e revestimentos, para forro é utilizada principalmente no perímetro do teto e pode ser substituída pela tabica)
  6. Cantoneira de Reforço Perfurada (utilizada nas quinas abertas de paredes, forros e revestimentos, como uma peça que garante o alinhamento da quina e a resistência a impactos)
  7. Tirante (utilizado para estruturação de tetos tem o papel de fazer a ligação entre a laje de teto e a canaleta, através de uma peça de regulagem)
  8. Regulador (utilizado para estruturação de tetos tem o papel de fazer a ligação entre o tirante e a canaleta)

Certificação de perfis Drywall 

A Associação Brasileira de Drywall recomenda o uso de perfis Drywall para um serviço profissional especializado, principalmente quando é necessário ter bons resultados. Algumas das vantagens citadas pela associação:

Rapidez na montagem – Uma parede, um forro ou um revestimento em drywall é executado com muita rapidez e gera muito pouco entulho. Por exemplo, a montagem de uma parede divisória para a criação de um novo ambiente em uma casa ou apartamento demora apenas 24 a 48 horas. Nesse prazo, a parede estará pronta, com porta, tomadas e interruptores instalados, pronta para receber a pintura final.

Reformas mais fáceis – Em razão da rapidez e da limpeza na montagem dos sistemas drywall, reformar um imóvel ficou muito mais simples. E os sistemas drywall permitem soluções criativas, como uso de curvas, recortes para iluminação embutida e muito mais.
Manutenção e reparos – A mesma vantagem de rapidez e limpeza está presente na hora de se consertar um vazamento de água, por exemplo. Nesse caso, basta fazer com um serrote de ponta um pequeno recorte na chapa da parede, suficiente para permitir o conserto do encanamento, e depois fechar a parede com o mesmo pedaço de chapa. Um profissional especializado executa esse tipo de serviço em apenas um dia, sem o tradicional quebra-quebra das paredes comuns de tijolos ou blocos.

Precisão e qualidade de acabamento – Os sistemas drywall são precisos nas suas medidas e proporcionam uma qualidade de acabamento superficial única, perfeitamente lisa. Além disso, os sistemas drywall aceitam qualquer tipo de acabamento: pintura, textura, azulejos, pastilhas, mármore, granito, papel de parede, lambris de madeira, etc.

Isolamento de ruídos – Os sistemas drywall isolam melhor os sons e contribuem para tornar os ambientes mais confortáveis no que se refere à transmissão de ruídos.

Ganho de área útil – Como as paredes drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos, há um ganho na área útil. Esse ganho é de 5% aproximadamente. Por exemplo: em um apartamento de 100 m2, o ganho será de 5 m2, equivalente a 10 metros frontais de armários embutidos.

Gypsteel usa perfis Drywall certificados

Os perfis para sistema Drywall são fabricados de acordo com anorma ABNT 15.217, com aço galvanizado certificado.Além de possuírem certificações, os perfis GypSteelencontram-se dentro das normas de fabricação, conforme a associação brasileira de Drywall.

Para entender mais sobre os perfis, acesse aqui.

Outros artigos que você vai gostar de ler:

Perfis Steel Frame e Drywall - O guia de vendas para lojistas