Cada vez mais adotado em construções em todo o mundo, o Steel Frame vem conquistando, dia após dia, ainda mais o público brasileiro devido aos vários benefícios que o sistema oferece. O que talvez você não saiba é que a tecnologia pode ser de dois tipos: tradicional e engenheirado. É sobre as vantagens deste último que falaremos no artigo de hoje.

O que é Steel Frame engenheirado?

Uma obra de steel frame é formada, geralmente, por uma grande quantidade de perfis. Para se fazer um projeto completo, esses perfis costumam ter tamanhos diferentes. Os perfis engenheirados são os que já vêm com o tamanho correto, marcação de furos para parafusos e cortes de encaixe nas peças. Eles se caracterizam por se adaptarem às peculiaridades de cada construção.

Assim sendo, não se faz necessário a realização de cortes e furações ao longo do processo de montagem, uma vez que todas as dimensões e marcações são consideradas no projeto antes mesmo de se dar início à construção.

Agilidade no processo de instalação

Por se tratar de um sistema customizado, adaptado para cada obra, o Steel Frame engenheirado é, por assim dizer, um procedimento de montagem que torna tudo muito mais ágil. Não são feitos remendos, recortes ou emendas que, ao final de tudo, acaba retardando as construções. Por considerar que as medidas das peças já vêm corretas, com as marcações dos parafusos e dos encaixes entre peças, essa etapa se dá de forma muito mais rápida do que aquelas em que os cortes dos perfis acontecem durante a montagem.

Cálculo do custo sob controle

Devido à sua precisão, os dados referentes aos custos de todo o projeto estrutural são definidos tão logo ele é feito, o que descarta qualquer possibilidade de gasto extra ao longo da construção, devido ao fato de as perdas da estrutura serem quase 0%.

Uma vez que as peças já vêm todas prontas para a montagem, não há possibilidade de recortes ou ajustes, zerando as chances de ter perda de material ou necessidade de mais material.

O que foi definido de gasto previamente em um projeto Steel Frame engenheirado é respeitado desde a etapa inicial até a final, uma vez que é feito um levantamento quantitativo de tudo que é indispensável para a obra.

A segurança de ter um projeto

Toda obra de perfil engenheirado nasce de um projeto estrutural ,que deve ter sempre o acompanhamento e a aprovação de um engenheiro calculista especializado em perfis formados a frio de aço em chapa fina, que sempre siga a ABNT NBR 14762:2010. Este projeto, além de gastar menos aço para sua obra, gerando mais economia, garante a segurança estrutural para os futuros usuários da edificação e para as pessoas que irão se dedicar à execução da obra.

Tendo em vista que a espessura e a resistência mecânica do aço, além da seção do perfil e o espaçamento dos mesmos são analisados durante a execução do projeto e considerando também o tipo de ocupação, os materiais de fechamento, a carga do vento, dentre outros fatores, concluímos que esses elementos determinam a quantidade real de aço necessária em um projeto.

Eficiência, agilidade, controle de custos e satisfação ao final da montagem. Essas e outras vantagens estão atreladas ao Steel Frame engenheirado. Quer conhecer mais a fundo o sistema construtivo? Então não hesite e fale conosco e conheça nossa equipe técnica especializada!

Perfis Steel Frame e Drywall - O guia de vendas para lojistas